Você sabia que o hambúrguer com queijo coalho é uma receita tradicional do Nordeste, e que leva carne de sol em sua composição?
Tradicional na sua região ou não, esse hambúrguer dispensa comentários e entrega muito sabor, principalmente quando você segue as dicas e a receita que selecionei exclusivamente para você. Vamos conferir?
Passo a passo da receita de hambúrguer com queijo coalho
Ingredientes
- 100g de carne seca dessalgada e desfiada
- 1 Hambúrguer de 150g com blend de 70% carne seca e 30% fraldinha
- 100ml de manteiga de garrafa ou tradicional
- Queijo coalho em pedaço
- ½ xícara (chá) de coentro fresco
- 2 colheres (sopa) de maionese
- Sal e pimenta do reino a gosto
1 – Preparando a carne seca desfiada
Você pode utilizar a carne seca apenas no blend, como citado nos ingredientes, ou para dar um toque extra de sabor, essa receita deve levar mais carne seca por cima do hambúrguer.
Então, em uma frigideira em fogo médio, coloque um fio de manteiga de garrafa ou tradicional e adicione a carne seca desfiada e dessalgada. Você deve dar uma boa dourada, até perceber que escureceu a carne.
Antes de finalizar, junte um pouco de coentro fresco, mexa, deixe apurar o sabor e reserve.
2 – Assando corretamente os hambúrgueres
Primeiramente, tempere o hambúrguer apenas com sal, lembrando de controlar a quantidade, visto que a carne seca já tem sal. Em uma chapa apropriada e bem quente, posicione o hambúrguer. Para deixá-lo ao ponto, conte dois minutos e meios de cada lado e retire da chapa.
O segredo para o hambúrguer perfeito, é deixar descansar por 3 minutos antes de levar ao pão, isso preserva todo o suco e sabor na carne.
3 – Preparo do queijo coalho
Nessa etapa você tem duas opções, que é optar pelo queijo coalho empanado ou chapeado para dar dourar e selar o queijo. Se escolher o empanado, o corte da fatia deve ser mais grosso, e já para o selado na chapa pode ser um pouco mais fino.
A grande diferença é que o empanado pode trazer mais cremosidade, enquanto o selado preserva mais o sabor original do coalho. Independentemente da forma escolhida, ao terminar, reserve.
4 – Selando o pão
Para selar o pão não tem segredo. Abra ao meio, pincele uma quantidade generosa de manteiga e leve à chapa para tostar. Mas cuidado para não deixar tempo demais na chapa, pois além de queimar traz um gosto amargo ao lanche. Feito isso, reserve. 😉
Como montar corretamente o lanche com o queijo coalho
A montagem aqui é bem simples. Pegue a parte de baixo do pão, espalhe maionese – se quiser pode colocar um pouco de mostarda, posicione o hambúrguer sobre a maionese, coloque o queijo coalho sobre o hambúrguer, entre com a carne seca frita e douradinha, adicione coentro fresco por cima e cubra com o pão.
Agora é só dar aquela mordida caprichada e aproveitar a explosão de sabores que esse lanche traz à boca.
Qual a melhor carne para hambúrguer do Sertão?
Bom, essa dica é para tornar a escolha do blend do hambúrguer mais condizente com seu paladar.
Isso porque você tem muitas, mas muitas escolhas. Você pode fazer um hambúrguer inteiro apenas com carne seca. Ou quem sabe misturar com outro corte bovino, como o da receita, que é a fraldinha, por exemplo.
No entanto, saiba que o hambúrguer só de carne seca pode ficar um bocado ressecado, pois a carne de sol é naturalmente mais seca. É por isso que sugiro misturar com outro corte.
Portanto, você pode escolher costela, patinho, alcatra, coxão duro, acém, picanha, peito bovino, contrafilé, entre outras. Por outro lado, existem também diferentes cortes de carne seca.
Nesse sentido, prefira cortes como o coxão duro, coxão mole, contrafilé ou braço bovino. Com isso, você tem mais sabor, maciez e um hambúrguer artesanal de respeito.
DICA EXTRA de geleia de pimenta caseira
Os acompanhamentos do hambúrguer podem variar bastante e de acordo com seu paladar. Então, você pode adicionar queijo cheddar, rúcula fresca, cebola roxa, cebola crispy, cebola caramelizada, adicionar 1 hambúrguer extra, enfim, muitas possibilidades.
Agora, existem duas melhores opções e que fazem muita diferença, que é o vinagrete e a geleia de pimenta. O vinagrete todo mundo sabe como fazer, então vou te mostrar como fazer uma geleia de pimenta única. Para isso você precisará:
- 4 pimentas dedo de moça picadas e sem semente
- 1 maçã ralada sem casca ou semente
- Suco de 1 limão
- 1 dente de alho
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1/3 xícara (chá) de água
- 1 canela em pau
- Sal a gosto
Comece colocando a pimenta em uma panela, adicione a maçã ralada, o suco de limão, o dente de alho, a canela, o açúcar, o sal e a água. Ligue em fogo médio e quando levantar fervura, abaixe o fogo e conte 10 minutos. Assim a geleia vai apurar, ganhar consistência e ficar bem brilhante.
Depois desse tempo, tire a canela e o alho e deixe acabar de apurar. Por fim, transfira para uma tigela e coloque na montagem do hambúrguer, fica simplesmente divino.
Pronto, agora você já sabe como fazer todos os passos do hambúrguer que vai queijo coalho, e aposto que não vê a hora de fazer, não é mesmo?
Para mais dicas diferentes como essas, sugiro que você confira o Curso de Hambúrguer Artesanal Profissional. Ele traz muitas dicas e sugestões que você só encontra lá. Pode ajudar você a ganhar um dinheiro extra. 😉
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!