Por quanto devo vender um hambúrguer? Para quem sonha em trabalhar com delivery ou em um ponto físico, precificar corretamente o hambúrguer é essencial para o sucesso do negócio.
Para ajudar você a não errar, separei alguns fatores que são fundamentais para precificar corretamente. Vou te mostrar como é simples determinar o preço do seu hambúrguer. Vamos conferir?
Como saber por quanto devo vender um hambúrguer
Ninguém é capaz de dizer exatamente o custo de um hambúrguer, sem antes considerar questões como os ingredientes, embalagem e margem de lucro, por exemplo.
Como sabemos, os custos com ingredientes variam muito de cidade para cidade, sem contar o gasto com as embalagens, que pode ser pequeno, mas crescer consideravelmente se optar por uma embalagem de maior qualidade.
Sendo assim, criei uma pequena lista com tópicos que ajudarão você a estabelecer certinho o valor cobrado dos clientes.
1. Calcule os ingredientes
Um dos erros mais comuns de quem começa a vender hambúrguer é simplesmente pensar em um número e colocar como preço de venda final ao cliente. Ou como eu já vi muito por aí, vender pelo mesmo preço que o concorrente está vendendo.
Além de perigoso para a saúde financeira do seu negócio, muitas vezes você pode cometer injustiças com o cliente, ao cobrar um valor desproporcional ao custo do produto.
Dessa forma, o primeiro passo é somar o valor de cada ingrediente que compõe seu lanche. Aqui eu vou utilizar um exemplo de hambúrguer simples, que é um dos principais lanches vendidos.
Nesse exemplo, os ingredientes são: hambúrguer de 180g, queijo cheddar, 2 folhas de alface, 4 rodelas de tomate, 30g de bacon, molho e uma unidade de pão. Com isso, temos os seguintes valores:
- Hambúrguer de 180g: R$5,40
- Queijo cheddar: R$0,9
- Alface: R$0,30
- Tomate: R$0,50
- Bacon: R$1,00
- Molho: R$0,20
- Pão: Pão: R$0,70
Somando estes valores, temos o custo total de R$9,00 por hambúrguer pronto. Logo, aqui você já sabe o quanto gasta para fazer apenas uma unidade. Contudo, ainda é necessário considerar a embalagem desse hambúrguer, especialmente se for para delivery de hambúrguer.
Vale ressaltar que estes valores servem como um exemplo prático, visto que eles variam muito de região para região. 😉
2. Acompanhe os gastos com embalagens
Para saber o custo com embalagem, vou considerar um negócio que trabalha com delivery, pois é o modelo de negócio que mais cresce e que mais traz lucro às pequenas e médias hamburguerias.
Basicamente, você precisará de: papel acoplado, saco para delivery, embalagem de isopor e considerar também se vai colocar uma pequena porção de batata ou um sachê de maionese verde artesanal, por exemplo. Vamos à soma:
- Papel acoplado: R$0,15
- Saco para delivery: R$0,70
- Embalagem de isopor: R$0,35
- Porção de maionese: R$0,30
O valor total despendido com a embalagem e um possível acompanhamento é de R$1,50 aproximadamente. Claro, esse custo pode subir conforme você personaliza ou complementa com uma porção de mandioca frita, por exemplo.
3. Formando o custo total do hambúrguer
Agora você deve somar o custo com insumos e o valor da embalagem, ou seja, R$9,00 para fazer o lanche e mais R$1,50 da embalagem, totalizando R$10,50 por lanche feito. Pronto, a partir daqui você consegue colocar um preço de venda para seu hambúrguer, pois já tem um ponto de partida.
4. Como acertar no valor cobrado
Na maioria das cidades, esse lanche varia de R$16,00 a R$22,00. Porém, é importante analisar a sua região específica, isto é, olhar para o valor cobrado pela concorrência, quais adicionais os concorrentes oferecem, tipo de embalagem utilizada e muitas outras características.
Por exemplo, se você cobrar R$20,00 por lanche, seu lucro bruto será de R$9,50 por lanche.
Vamos supor que consiga vender 60 lanches iguais a esse em um final de semana. Com isso, o custo para produzir 60 lanches será de R$630,00 e terá um lucro bruto de R$1.200,00.
Utilize a mesma fórmula para cada tipo de hambúrguer oferecido, pois isso ajuda a ter um cardápio equilibrado, controlado e rentável.
Como economizar na hora de comprar os produtos e ingredientes
Você só tem duas alternativas para lucrar mais, que é aumentar a quantidade de hambúrgueres vendidos ou economizar na compra dos ingredientes e embalagens, mas sem deixar a qualidade de lado.
Para isso, a solução é procurar redes de atacado que forneçam boas opções em carnes, insumos e ingredientes voltados para os comércios de alimentação.
Além disso, procure fornecedores de embalagens que ofereçam condições diferenciadas de pagamento e compras em larga escala. Tudo isso impacta no valor final do seu hambúrguer, abrindo margem para aumentar o lucro.
DICA EXTRA para incluir hambúrguer artesanal no cardápio
E como não poderia faltar essa sugestão, traga o conceito de hambúrguer gourmet ou artesanal para o seu negócio.
Como há uma procura cada vez maior, é possível aumentar consideravelmente sua margem de lucro ao incorporar ingredientes únicos, como cebola caramelizada, queijos maturados, cortes de carnes premium, geleia de bacon, cogumelos, opções veganas, entre outros. Quer aprender como fazer isso da melhor forma possível?
Sugiro então que você conheça o Curso de Hambúrguer Artesanal Profissional, pois ele conta com dicas que somente um grande conhecedor do segmento de hamburguerias poderia te apresentar, confere lá mais tarde!
Espero muito que tenha gostado das dicas e que agora consiga colocar o preço justo e mais lucrativo em seus produtos. Não deixe de compartilhar as dicas e até a próxima!