Se você chegou até esse artigo, você provavelmente quer saber qual a melhor carne para fazer hambúrguer. A escolha do produto ideal é o primeiro passo para garantir que você conseguirá agradar os clientes e desenvolver uma refeição deliciosa e de qualidade.
O hambúrguer artesanal é uma das refeições preferidas dos brasileiros. Porém, os clientes estão cada vez mais exigentes com o sabor e a apresentação dos pratos. É justamente por esse motivo que você precisa garantir que o seu estabelecimento tem um diferencial e caprichar na escolha dos ingredientes.
Então, ao longo deste artigo, apresentaremos dicas essenciais para a escolha de qual a melhor carne para fazer hambúrguer, onde ela deve ser comprada e como é possível desenvolver o hambúrguer perfeito. Acompanhe!
Onde eu compro as melhores carnes?
Antes de mais nada, é preciso saber quais são os melhores lugares para comprar carne.
O primeiro passo para comprar o melhor tipo de mercadoria é evitar os supermercados e atacados. As carnes vendidas nesses estabelecimentos demoram muito tempo para chegarem às prateleiras, já que a distribuição em larga escala ocupa vários dias.
Por isso, a melhor opção para a compra da carne ideal para o seu hambúrguer são os açougues. O recomendado ainda é que você conheça o estabelecimento. Ou seja, converse com o dono do açougue para entender a origem das carnes, como elas são preparadas para a venda e as condições de higiene do local.
A carne e sua gordura são os principais ingredientes do hambúrguer. Então, é imprescindível que você consiga assegurar a qualidade do produto para construir a melhor experiência para os seus clientes. Firmar uma parceria com um açougue que venda carnes frescas e preze pela segurança do produto é essencial!
Confira também: Com 1 kg de carne faz quantos hambúrguer
É errado misturar as carnes?
Conhecer a resposta para essa pergunta também é essencial para desenvolver o sanduíche perfeito. Não, não é errado misturar as carnes. Na verdade, é muito raro encontrar hamburguerias que produzam o seu produto utilizando apenas uma carne. O motivo é simples: esse processo é mais caro e pode, inclusive, prejudicar o sabor.
Essa mistura é conhecida como blend de carnes. Além de diminuir os custos da produção, o blend dá a possibilidade de criar sabores únicos que não serão encontrados em nenhuma outra hamburgueria. Aqui, vale usar a sua criatividade e testar as melhores combinações!
Dessa forma, tenha em mente que cada corte de carne possui suas particularidades. Diferentes quantidades de sangue, gordura, texturas e, principalmente, sabor são exemplos disso. Logo, a combinação deve ser harmonizada para garantir um bom resultado.
Qual a melhor parte do boi para o hambúrguer?
Antes de saber qual a melhor carne para fazer hambúrguer, você precisa conhecer as diferenças entre a parte dianteira e traseira do boi.
A parte traseira do animal oferece carnes mais macias, próprias para picadinhos e churrascos. Já a parte dianteira é responsável por carnes mais duras e ideais para a preparação do hambúrguer.
Por serem mais duras e dificultarem a preparação de alimentos, as carnes dianteiras costumam ser mais baratas. Isso já é um grande benefício para você conseguir oferecer o melhor custo x benefício para os consumidores.
A carne do hambúrguer deve sempre ser moída, por isso o ideal é que os produtos tenham uma consistência mais dura mesmo. O único ponto de atenção é que você deve evitar carnes que tenham muitos nervos, já que eles atrapalham o processo na hora de moer.
Em suma, misturar carnes da parte dianteira e traseira do boi “enobrece” o seu hambúrguer, ou seja, faz com que ele seja mais caro e uma versão gourmet. O grande benefício disso é aprimorar o sabor e criar uma matéria-prima única e de qualidade.
E, afinal, qual a melhor carne para fazer hambúrguer?
Agora, você já sabe quais são os melhores lugares para comprar os produtos, as vantagens de misturar cortes diferentes e as variações do boi. Portanto, chegou a hora de conhecer as melhores partes para produzir o seu hambúrguer artesanal! Está curioso?
Então confira abaixo quais são as melhores opções:
Dianteira do boi
– Acém
– Peito
– Pescoço
Traseira do boi
– Fraldinha
– Patinho
– Coxão duro
– Alcatra
Enfim, essas são as opções mais comuns para cozinhar os hambúrgueres artesanais. O que fará toda a diferença será o blend de carnes no qual você vai investir, a quantidade de gordura utilizada na produção do hambúrguer, os ingredientes combinados para montar o sanduíche e a apresentação do prato.
Lembre-se de que o primeiro passo para fazer um cliente desejar os seus alimentos é a parte visual da refeição. Brincar com as cores dos ingredientes e deixar o hambúrguer com a aparência suculenta pode fazer toda a diferença na hora de convencer uma pessoa a consumir o seu hambúrguer. Boa sorte!
Se você gostou desse artigo, aproveite para conhecer também o Curso de Hambúrguer que recomendo sempre aqui, porque vai te ajudar muito! É um treinamento completo para você fazer hambúrguer com muita qualidade para vender.