Se você abriu uma hamburgueria, uma das suas principais dúvidas provavelmente é sobre como calcular o custo de um hambúrguer. A precificação é uma das etapas mais importantes da sua estratégia de vendas. Por isso, é essencial que você preste atenção em alguns detalhes antes de fechar o preço das refeições.
Afinal, de nada adianta preparar hambúrgueres deliciosos se o preço está acima da média dos outros estabelecimentos.
A boa notícia é que você não precisa se preocupar! Ao longo deste artigo, falaremos sobre os diversos fatores que influenciam na precificação do hambúrguer para ajudá-lo a definir o preço ideal. Portanto, não deixe de acompanhar a publicação até o final.
Existem 4 grandes fatores a serem considerados sobre como calcular o custo de um hambúrguer. São eles:
Concorrência
O primeiro item que você deve ter em mente é a sua concorrência. Afinal, cada vez mais pessoas investem nas hamburguerias para começar novos empreendimentos.
Isso significa que o mercado se torna cada vez mais competitivo. O seu preço deve se adequar à média dos seus concorrentes para garantir que você não perderá clientes.
A pesquisa de mercado é uma das melhores formas de analisar a sua área de atuação. Liste todas as hamburguerias que competem com você na sua região e faça uma média de preço de todas as suas refeições. Assim, ficará muito mais fácil entender a precificação do mercado para formular os seus próprios valores.
Percepção de valor
O segundo é a percepção de valor da sua hamburgueria. Esse conceito está relacionado aos aspectos que vão além do sanduíche físico. Você pode pensar na percepção de valor de acordo com alguns itens, como por exemplo:
- A classificação do seu hambúrguer (gourmet, artesanal, vegano, etc);
- O conceito da hamburgueria (se é um local mais tradicional, popular, elitista);
- Os processos gastronômicos que envolvem a preparação do hambúrguer e outros.
Ou seja, a percepção de valor está muito mais ligada ao status do que aos produtos utilizados na preparação. Se você trabalha em uma hamburgueria artesanal, por exemplo, é esperado que os sanduíches sejam mais caros que nos demais estabelecimentos. Nesse caso, a pesquisa de mercado também pode ajudá-lo na precificação.
Audiência
O seu público alvo também é muito importante na hora de aprender como calcular o custo de um hambúrguer. Afinal, você sempre deve ter o cliente em mente ao montar o próprio negócio.
Não adianta preparar os mais deliciosos hambúrgueres se o preço não cabe no bolso da sua audiência. Por isso, é importante analisar não apenas a qualidade dos produtos utilizados na preparação, mas também o local onde a sua hamburgueria está e o perfil das pessoas que frequentam o local.
Com o tempo, ficará muito mais fácil entender como funciona o gosto dos consumidores e qual o valor que eles estão dispostos a pagar para aproveitar as suas refeições. A análise de comportamento do cliente ajudará a melhorar os preços conforme a sua hamburgueria cresce no mercado.
Custos e lucro
O último fator a ser considerado é a relação entre os custos de preparação do hambúrguer e o lucro que você espera conseguir. Apesar de esse fator estar diretamente ligado à percepção de valor, é importante conseguir analisar ambos os critérios sob óticas diferentes para chegar ao melhor preço.
Se você utiliza ingredientes exóticos e com qualidade superior ao mercado, é de se esperar que o hambúrguer seja mais caro que a maioria. Afinal, você precisa acrescentar a margem de lucro sobre o valor da produção.
O mesmo acontece com a utilização de carnes nobres para construir o sanduíche. Quanto maior for o custo de preparação, maior será o valor final da refeição.
Porém, você deve sempre ter em mente que o lucro esperado deve ser realista. Se você esperar uma margem lucrativa de 100%, o preço do seu hambúrguer será 2x mais caro que a produção. Isso significa que a probabilidade de que menos clientes comprem o produto é muito maior.
Então, como calcular o custo de um hambúrguer?
Não existe uma resposta certa para essa pergunta. O preço final do seu produto varia muito de acordo com os critérios listados acima. Por isso, cabe a você analisar todos os fatores relacionados à sua hamburgueria para conseguir definir o melhor preço.
Uma boa dica para melhorar as práticas de precificação é investir em um Curso de Hambúrguer Artesanal. Além de aprender sobre as melhores práticas de preparação, harmonização de ingredientes e cuidados de higiene, é possível também analisar os custos que envolvem a abertura de uma hamburgueria e conferir dicas de administração do seu próprio negócio.
Então, se você quer aprender como calcular o custo de um hambúrguer, não deixe de investir ainda hoje. Boa sorte!
Se você ainda ficou com alguma dúvida, com certeza dentro do curso de hambúrguer artesanal você conseguirá aprender passo a passo como calcular. Até porque, você receberá de bônus lá dentro do curso uma planilha para calcular facilmente. Então vale muito a pena!