É quase impossível descobrir quantos hambúrgueres vende por dia, mas existem algumas técnicas e estratégias que podem ajudar na previsão exata de vendas diárias.
Pensando nisso, elaborei um pequeno guia onde mostrarei como você pode determinar a margem de vendas em sua região. Inclusive, selecionei 4 dicas para guiar o seu negócio à máxima lucratividade, driblando os desafios do setor e crescendo cada dia mais. Vamos conferir?
Como descobrir quantos hambúrgueres posso vender por dia
Assim como muitas dúvidas atreladas ao universo em crescimento da venda de hambúrgueres, estipular um número de lanches vendidos por dia pode não ser uma tarefa tão simples assim.
Na realidade, a resposta depende de algumas variáveis, como a localização do negócio, a oferta de delivery, preços praticados, qualidade do produto, diferenciais da marca, estratégia de divulgação e, sobretudo, do planejamento do seu negócio, mas vamos por partes.
O planejamento precisa ter todas as informações iniciais
Se você realmente busca saber um número mais aproximado de vendas, tudo deve partir do seu planejamento. Começar sem estrutura e esperar que as coisas se encaixem é arriscar demais.
Por isso, crie um documento inicial onde você possa incluir dados de uma pesquisa muito importante, que é a pesquisa de intenção de compra do local que você pretende abrir o negócio.
Esse primeiro passo abre espaço para você conhecer a potencial cliente e, aí sim elaborar um número aproximado de vendas.
Eu conheço pessoas que já chegaram a vender mais de 70 lanches em um único dia, mas na semana seguinte, não vendeu um terço disso no mesmo dia da semana, por exemplo.
Contudo, o fator que mais ajuda você a vender é se estabelecer em um ponto estratégico. Mesmo que você vá trabalhar com o delivery, o ponto físico precisa ter uma boa visibilidade e ser de fácil acesso para os clientes.
Aliás, faça questão de avaliar o primeiro mês de funcionamento, a fim de identificar os picos de vendas e pensar em estratégias para impactar os outros dias menos movimentados.
A divulgação é a alma da sua marca
Essa dica você precisa levar para a vida: nunca deixe a propaganda de fora. Sem ela fica impossível competir no mercado hoje, pois tudo se resume a alcançar mais e mais pessoas diariamente, instigar o desejo do consumidor e ser uma figura presente.
Com isso, utilize as redes sociais, crie anúncios patrocinados para gerar engajamento na sua página, o público precisa ver fotos irresistíveis dos hambúrgueres.
E não se esqueça da boa e velha propaganda tradicional, com flyers, anúncios em rádio, sorteio de brindes e prêmios, além de promoções periódicas e pontuais. 😉
Sem exagero algum, com passos simples como o planejamento e a adoção de uma postura digital da sua marca, o céu é o limite. É possível alcançar vendas de mais de 100 hambúrgueres no final de semana, claro, desde que com um preço atrativo, justo e com qualidade.
4 dicas para você lucrar mais com a venda de hambúrgueres
1. Elabore uma combinação mensalmente
Não há alternativa para vender mais, senão criar um diferencial para sua marca. O segmento de hamburgueria é muito concorrido e se sobressair na concorrência é a melhor estratégia para aumentar dia após dia sua lucratividade.
Com isso, mesmo que você tenha um bom cardápio, com opções tradicionais e combinações únicas, uma ideia interessante é elaborar um hambúrguer exclusivo todo mês. Isso ajudará você a fidelizar uma boa porcentagem dos clientes, já que eles certamente voltarão para provar a novidade do mês.
2. Estimule um atendimento diferenciado e focado no cliente
O atendimento de qualidade é a cereja do bolo de qualquer hamburgueria. De nada adianta ter o hambúrguer mais saboroso da cidade, sem um atendimento que acompanhe essa experiência, o cliente pode migrar para um local com um lanche inferior, mas com um atendimento mais humanizado e próximo.
Além disso, avalie a possibilidade de criar um cardápio virtual, no qual o cliente escolhe e faz o pedido, mas recebe sem sair da mesa. Portanto, a padronização no atendimento deve ser uma estratégia para você vender mais e melhor.
3. Nunca desista de inovar
Por falar em inovar, separei um exemplo que vai provar para você como às vezes o que basta para termos sucesso é “pensar fora da caixa”. Você sabia que em São José dos Campos, em 2019, um empresário chegou a vender 450 hambúrgueres por dia?
Além de seu empenho, cuidado, qualidade e atenção ao negócio, tudo o que ele fez foi ir na contramão do mercado.
Então, ao invés de criar receitas mirabolantes e que custam uma fortuna, ele fez um lanche honesto, saboroso, de alta qualidade e com um preço baixo, por apenas R$10,00. Para se ter uma ideia, na hamburgueria passam cerca de 500 pessoas por dia.
Nunca desista de inovar e pensar em formas de ser diferente, não apenas na quantidade vendida, mas como conquistar isso de uma forma que marque as pessoas.
4. Invista em conhecimento para se profissionalizar
Por último, corra constantemente atrás de conhecimento, de especialização na área, pois é isso que fará você olhar o mercado com outros olhos e enxergar as oportunidades que existem ali.
Para te ajudar com isso, recomendo que confira o Curso de Hambúrguer Artesanal Profissional. No curso você encontrará tudo o que precisa para se tornar um verdadeiro profissional do hambúrguer, com dicas, sugestões e orientação para gerenciar sua empresa, confere lá depois!
Espero que tenha gostado das minhas dicas e que elas possam ser úteis para te ajudar nesse momento. Não deixe de compartilhar as dicas e até a próxima!