Uma das principais dúvidas de quem tem uma hamburgueria é como armazenar o hambúrguer. Afinal, a grande demanda desse tipo de estabelecimento exige que a carne seja preparada antes para não atrasar nenhum pedido. Logo, ela é moldada antes mesmo de o cliente fazer o pedido.
Então, como é possível garantir as condições de higiene e segurança alimentar para oferecer o melhor produto para os clientes?
Ao longo deste artigo, você entenderá melhor quais são as melhores práticas relacionadas à preservação do hambúrguer até o momento de levá-lo à chapa. Por isso, não deixe de acompanhar o artigo até o final!
Como armazenar o hambúrguer: a receita muda?
Uma dúvida muito comum é se a receita do hambúrguer muda quando a intenção é que ele seja congelado. Felizmente, a resposta é não.
A carne é relativamente fácil de ser congelada e os ingredientes utilizados na preparação do hambúrguer não perdem o sabor. A única coisa que vale a pena prestar atenção é em relação ao sal.
O sal é conhecido por absorver a água dos ingredientes. Logo, ele pode deixar o hambúrguer seco e duro. Por isso o recomendado é sempre que ele seja acrescentando dos dois lados do hambúrguer logo antes de levá-lo à chapa.
O mesmo acontece com o congelamento. Para garantir a suculência do hambúrguer, não acrescente o sal se a intenção for congelar a carne.
De resto, não é preciso alterar nada nas receitas de hambúrguer artesanal!
Como armazenar o hambúrguer: por quanto tempo ele pode permanecer congelado?
O tempo ideal de consumo de carnes é em até 5 dias. Porém, o congelamento permite o armazenamento por até 3 meses.
Para garantir o sabor, o ideal é que você compre as quantidades certas para fazer hambúrgueres que serão consumidos dentro do período de 5 dias. Você pode, por exemplo, preparar 100 hambúrgueres para vender 20 por dia. Assim, eles podem ficar congelados até o dia anterior (você vai entender o prazo logo mais) e não correm o risco de vencer.
Porém, você pode também deixa-los no congelador pelo período de 3 meses caso seja necessário.
Como armazenar o hambúrguer: dicas para congelar
A temperatura ideal para congelamento do hambúrguer é entre -5°C e -15°C. É imprescindível que você feche bem a embalagem de armazenamento para evitar que o ar encoste nos hambúrgueres e prejudique a qualidade.
Para isso, você deve seguir os passos abaixo:
Após moldar a carne em formato de hambúrguer, leve cada pedaço ate uma assadeira forrada com papel manteiga. Coloque a bandeja no freezer e deixe por duas horas.
Ao final do período, retire os hambúrgueres, coloque papel filme entre eles, garantindo que não existe espaço para ar.
Então, eles podem ser congelados definitivamente.
Quando você for preparar um hambúrguer, lembre-se de que eles devem descongelados por 12h a 24h na geladeira. Assim, você garante a suculência!
Agora que você já sabe como armazenar o hambúrguer, que tal conferir uma receita caseira para testar em sua hamburgueria? Veja só:
Receita de hambúrguer artesanal
Ingredientes:
- Pão de hambúrguer (para deixar o sanduíche ainda mais artesanal, recomendamos brioche);
- 1 folha de alface;
- 4 folhas de rúcula;
- 1 ovo;
- 1 fatia de tomate grossa;
- 2 fatias de muçarela ou queijo de sua preferência;
- 160 g de carne moída magra (preferência para picanha, acém, fraldinha ou maminha – lembrando que você pode também misturar carnes diferentes);
- 40 g de bacon (com menos carne possível).
Modo de preparo:
Utilize a carne moída para moldar pequenos hambúrgueres. Você pode temperar a carne com sal, pimenta-do-reino e qualquer outro tempero que deseje.
Quando eles já estiverem moldados, aqueça uma frigideira ou chapa para hambúrguer com um fio de azeite e coloque os moldes. O ideal é que o hambúrguer frite cerca de 3 a 4 minutos de cada lado.
Caso você prefira congelar, não se esqueça de realizar o processo de como armazenar o hambúrguer que indicamos acima. O papel manteiga ajuda a evitar que a carne fique grudada e preserva o sabor.
Quando for preparar o hambúrguer, lembre-se também de descongelar por cerca de 12h. Então, basta levar à frigideira ou chapa e continuar a receita.
Quando ele já estiver no ponto, coloque o queijo por cima e tampe. Agora, basta acrescentar todos os ingredientes no pão e servir.
Agora que você já sabe como armazenar o hambúrguer, que tal investir no Curso de Hambúrguer Artesanal? Com isso, você aprende diversas práticas para preparar receitas deliciosas e garantir a segurança alimentar na sua hamburgueria.
Portanto, não deixe de conferir a grade horária e os valores hoje mesmo. Afinal, o curso pode ser a receita perfeita para alavancar o sucesso do seu negócio.